sexta-feira, 3 de abril de 2009

Lennon em Cuba!!!


Quando o então líder Fidel Castro resolveu criá-la, em 2000, ninguém entendeu o porquê. A praça John Lennon, com sua estátua do músico dos Beatles, vale uma visita por um lado muito mais humorístico do que histórico ou cultural.
A famosa banda inglesa um dia foi classificada por Fidel como símbolo de um "consumismo egoísta" --Lennon, o homenageado, não registra em sua história qualquer simpatia ou referência significativa a Cuba.
Mas, estranhamente, no dia da inauguração (8 de dezembro de 2000), o líder máximo cubano lamentou não ter conhecido o músico. Nasceu assim mais um dos muitos paradoxos --alguns compreensíveis, outros não-- que fazem parta da ilha.
Fato é que antes, do período de abertura, no auge do comunismo, as bandas de rock não eram bem vistas no país. Ouvir o som dos Beatles, por exemplo, era algo para se fazer escondido.
A homenagem a Lennon teve, segundo os cubanos, mais um sentido de atrair o então afastado mundo capitalista para investimentos e turismo no país. "A mensagem foi: 'Não temos preconceito, venham'", diz um morador local perguntado sobre o assunto.
A estátua traz Lennon sentado de pernas cruzadas e um trecho da música "Imagine" a seus pés. Poucos dias após a inauguração da praça, os óculos de bronze do monumento foram roubados. Reposto o artefato, novo roubo.
Bem-humorada, quando perguntada sobre os furtos, a população local diz que o roubo tem um significado especial. Lennon era míope, então eles dizem que seus óculos foram retirados para que o músico não veja a verdadeira realidade do país.
Após os seguidos sumiços dos óculos, o governo decidiu deixar a estátua sem eles. Agora, vigias trocam turnos no local. Os óculos ficam guardados em seus bolsos, e são colocados na estátua apenas para tirar fotos. Basta chamar o vigia, que geralmente conversa com amigos ou fuma charutos tranqüilamente por perto, que se consegue o visual mais conhecido do britânico.
Mas se não esqueça de dar algumas moedas --como quase em tudo em Cuba, esta é mais uma maneira de um local ganhar com o turismo.

matéria do Uol música

Um comentário:

  1. meu sonho é conhecer Cuba, sempre tive vontade. Tirar foto com o Fidel hahahaha. E agora sabendo da estatua, vou querer também fotos. E se coragem tiver, levarei os oculos também!

    ResponderExcluir